Dos Barões ao extermínio é debatido na TV Brasil


Nesta terça-feira, dia 10 de março, o cientista social José Cláudio Alves, pró-reitor da UFRJ estará no programa sem censura da TV Brasil.

Autor do livro dos “Barões ao Extermínio” que conta a associação da política e poder com os grupos de matadores da Baixada Fluminense. José Cláudio Alves contará como se dá o trabalho desenvolvido com pesquisador da violência letal na região.

O programa vai ao ar a partir das 17:30 pela TV Brasil canal Rio de Janeiro e Canal 2.1 e em todo o Brasil – Canal 23 (DTH).

Barões ao Extermínio

A obra busca explicar as origens sociais da violência que produz um dos maiores índices de homicídios do mundo, que supera, inclusive, os de guerras convencionais. A raiz deste padrão de execuções sumárias é encontrada na formação social e política da região, com destaque para o processo de criação dos Esquadrões da Morte, na ditadura civil-militar e, posteriormente, no surgimento dos grupos de extermínios que, na década de 90, passam a ter vários de seus membros ocupando cargos políticos como vereadores, prefeitos e deputados. É nesta articulação política que se processa a transformação do assassino em “herói”, sua mistificação e sua relação com demais esferas e grupos políticos, ávidos por terem acesso a 25% do eleitorado do estado, composto por uma população encurralada pelos mais degradantes índices de pobreza, educação, saúde e segurança.

#ComCausa

#BarõesaoExtermínio #JoséCláudioAlves

ComCausa 

Rua da Engenharia 30 

Alto da Posse - Nova Iguaçu / RJ

Cep 26022-770

Telefones:

+55 21 4502 4492
+55 21 99957 3821 (Whatsapp)