Festival Literário da Diáspora Africana


O ‘Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti’ - FLIDAM - está em sua 5ª edição e terá como tema “Identidades Negras”. O evento que acontecerá de 16 até 20 de novembro na Praça no Centro de São João de Meriti. Estão previstas um Trem da FLIDAM; Exposição de Artes Plásticas; palestras; circuito gastronômico da diáspora africana; espetáculos artísticos culturais; lançamento de livros e o FLIDAMCINE – Mostra temática de Cinema.

A palavra diáspora, que possui sua origem no grego antigo e significa "dispersão", serve para definir o deslocamento, incentivado ou normalmente forçado, de grandes massas populacionais originárias de uma determinada zona para distintas áreas de acolhimento. Como as Américas foram um dos destinos mais frequentes da diáspora africana, principalmente o Brasil, dado o trabalho escravo, é inevitável reconhecer que este movimento trouxe consigo não apenas pessoas, mas também cultura, idéias e saberes, que de certo ponto foram apropriados não apenas pela cultura brasileira, mas por diversas outras.

Segundo os organizadores, entendendo que a identidade é um processo em construção, busca através da literatura, cinema, entre outras atividades propiciar e fortalecer espaços que possibilitem à discussão das temáticas ligadas e a influência na construção da sociedade brasileira da cultura dos povos africanos que vieram para o Brasil, em especial, para a região da Baixada Fluminense.

Homenagem à Mãe Beata

A Mãe Beata de Iemanjá deixou-nos aos 86 anos. Ialorixá, escritora e militante de direitos humanos, ela comandava o terreiro Ilê Omi Oju Aro, no bairro Miguel Couto. Fundado há 32 anos, o espaço tornou-se patrimônio cultural e oferece oficinas de dança, música, artes e geração de renda. Além da saudade, ficou um legado cultural e histórico de luta pelos direitos humanos e pela preservação da identidade de seu povo.

Ela escreveu os livros "Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros", "Histórias que minha avó contava", "Tradição e Religiosidade" e "O Livro da Saúde das Mulheres Negras". Incansável, a sacerdotisa também era presidente da ONG Criola, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) e conselheira do Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros e da ONG Viva Rio.

Enquanto alguns dos atuais descendentes da diáspora africana estão produzindo novos saberes nas mais diversas áreas do conhecimento, outros estão refletindo sobre a preservação da herança cultural transmitida por seus antepassados, onde uma de suas mais diversas manifestações é a literatura. O FLIDAM busca encontrar lugar como ponto de encontro nesta comunidade, sob o olhar da produção literária contemporânea, em suas mais amplas subdivisões e rica variedade de estilos e temas.

#ComCausa

#FestivalLiterárioInternacionaldaDiásporaAfric #FLIDAM #SãoJoãodeMeriti #MãeBeata #CEDIM #ComCausa #AndréCeciliano #AndréCecliano #AdrianaDias

ComCausa 

Rua da Engenharia 30 

Alto da Posse - Nova Iguaçu / RJ

Cep 26022-770

Telefones:

+55 21 4502 4492
+55 21 99957 3821 (Whatsapp)