Plano estratégico da região metropolitana do Rio é apresentado


A ComCausa participou da apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI/RMRJ) na Sala Cecília Meireles, no ultimo dia 22 de junho. Com o mapeamento dos vinte e um municípios que compõem a área, o plano contempla as áreas de mobilidade, saneamento, economia, habitação, patrimônio cultural, meio ambiente, entre outras. O plano contém mais de cem propostas para serem desenvolvidas para daqui a 25 anos, com um modelo de desenvolvimento inserido nas potencialidades locais.

Um dos pontos destacados pelo arquiteto urbanista e diretor executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, foi o deslocamento urbano. Vicente apontou a população da Baixada Fluminense como a população que desgasta mais tempo no deslocamento para o trabalho. A violência urbana também ganhou destaque.

O prefeito do município de São João de Meriti, João Ferreira Neto, citou a violência urbana como inerente a região da Baixada, o que infringe economicamente a região. A exemplo desta conseqüência, João Neto citou o aumento absurdo dos seguros de carros nas cidades da Baixada.

Para o Governador Luiz Fernando Pezão, é necessário um pacto federativo para que políticas públicas sejam pensadas e aplicadas com eficiência, e aponta a falta de dialogo entre as entidades federativas e estaduais como ponto de partida para as principais falhas na execução e criação de importantes estratégias. Pezão ainda se declarou municipalista, sendo favorável a maior liberdade de gestão das cidades e a descentralização da administração pública.

A região Metropolitana concentra 75% da população do Estado. A criação do Plano Estratégico segundo o governador “é o resultado do brilhante trabalho de escuta que contemplou os 21 municípios que a compõem. O importante trabalho apresentado teve o financiamento do Banco Mundial e contou com a participação conjunta do governo estadual e municipal, movimentos sociais, entidades acadêmicas, além do setor privado e profissionais.

#ComCausa

#regiãometropolitana

ComCausa 

Rua da Engenharia 30 

Alto da Posse - Nova Iguaçu / RJ

Cep 26022-770

Telefones:

+55 21 4502 4492
+55 21 99957 3821 (Whatsapp)