Semana de ações lembrará maior chacina do Rio


A maior chacina do Rio de Janeiro completa 15 anos em 2020. Tradicionalmente, no dia que aconteceu a tragédia, 31 de março, é promovida uma caminhada que percorre todas as ruas onde as pessoas foram mortas em Nova Iguaçu, sendo feitas homenagens em cada local onde as pessoas foram mortas. Entretanto, devido as medidas restritivas provocadas pela pandemia de corona vírus, além da caminhada, diversas outras atividades tiveram que ser canceladas.

Assim, em memória às vítimas, homenagem aos familiares e movimentos que em todos estes anos lutam por uma Baixada com cultura de direitos, a ComCausa estará promovendo uma “caminhada virtual’ de sete dias se iniciando no dia 26 de março. Serão divulgados nos diversos canais da instituição, e de seus colaboradores, as iniciativas de resistência nestes quinze anos.




“Lembrar a maior chacina do Rio reforça a necessidade de repensarmos nossa sociedade”, afirma Adriano Dias.

No dia 31 de março de 2005, policiais militares balearam trinta pessoas, matando vinte e nove, nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados. “A data também sempre provoca a reflexão conjuntural de como a violência chegou a tal ponto”, afirma Adriano Dias, fundador da ComCausa. “Tristemente perdemos o número de pessoas que atendemos pontualmente, ou que acompanhamos nestes anos. É um movimento silencioso, de apoio solidário. Muitas vezes somente conseguimos isto: a mão no ombro, a atenção no pior momento” – e conclui – “Por outro lado, temos todo o esforço de romper com a espetacularização ou exploração da vitimização destas pessoas. São mães e pais coragens, amigos e até vizinhos que tem o resto de suas vidadas mudadas pela violência que devem ter a atenção e suporte em suas lutas”.




Durante mais de uma década a ComCausa tem se dedicado a questão tão impactante (chacina de 31 de março de 2005); na atenção aos familiares desta e outras vítimas da violência. Várias destes casos estão colocados no portal ACOLHER (comcausa.net/ACOLHER) que lembra das pessoas acompanhadas. Além do memorial da chacina da Baixada (comcausa.net/ChacinaDaBaixada).

Campanha e portal dos 15 anos

A campanha da ComCausa lembra a reação das pessoas e movimentos, com o tema “15 anos: resistência Baixada Fluminense”, além das redes sociais, terá um portal para a divulgação das iniciativas das pessoas e movimentos. O endereço é (comcausa.net/QuinzeAnosChacinaDaBaixada).

#ComCausa

#ChacinaDaBaixada

#ComunicandoComCausa

| Texto de livre reprodução portanto que citada a fonte.

ComCausa 

Rua da Engenharia 30 

Alto da Posse - Nova Iguaçu / RJ

Cep 26022-770

Telefones:

+55 21 4502 4492
+55 21 99957 3821 (Whatsapp)