Dia do Não Fumar

16.11.2018

Hoje, 16 de novembro, é o dia do Não Fumar. O tabagismo é uma doença caracterizada pela dependência da nicotina, uma das substâncias nocivas do cigarro e de outros produtos de tabaco. A fumaça do cigarro possui mais de quatro mil substâncias que podem provocar 50 doenças diferentes, como hipertensão arterial, trombose venosa, aneurismas, cânceres de pulmão, boca e garganta.

 

Responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil, o tabagismo é reconhecido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma doença epidêmica e a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

 

Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.

 

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco maior de:
• Adoecer de câncer de pulmão
• Sofrer infarto
• Sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
• Sofrer derrame cerebral

 

Ao parar de fumar agora, em pouco tempo:
• A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
• Não há mais nicotina circulando no sangue do ex-fumante
• O nível de oxigênio no sangue se normaliza
• Os pulmões já funcionam melhor
• O olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida
• A respiração se torna mais fácil e a circulação melhora

 

Quem resolver encarar o desafio e parar de fumar tem que tomar cuidado com as armadilhas do dia a dia. Nos momentos de stress procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.

 

A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção!

 

O Sistema Único de Saúde oferece este tratamento gratuito para a cessação do tabagismo em diversas unidades de saúde em todo o País. O Disque Saúde no número 136 também oferece informações sobre tabagismo e como parar de fumar.

 

#ComCausa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload