Cochicho na Coxia

25.07.2017

O Grupo Cultural Cochicho na Coxia, nasce da iniciativa de dois jovens, que em 5 de novembro de 2002 e fundam a Cia. Teatral Cochicho na Coxia, que alguns anos depois vira Grupo Cultural Cochicho na Coxia, com o objetivo de ampliar sua atuação para as outras áreas da artes.

 

Em 2004 o grupo lança a 1° Oficina Livre de Teatro para crianças na Biblioteca Comunitária Oscar Romero. A oficina de teatro infantil foi uma tentativa de formar plateia no Município de Mesquita, município de origem do grupo. 

 

2005 – Cria o GET (Grupo de Estudos Teatrais) com atores e não-atores com o objetivo de formar um grupo permanente de estudos, técnicas e história do teatro. Com duração de 6 meses, a turma fez parte da montagem do espetáculo “Fragmentos”, onde o público percorria o espaço e acompanhava cada cena pelo espaço físico do Centro Cultural Oscar Romero.

 

Em 2006, produziu e montou o espetáculo “O Mistério da Feiurinha” de Pedro Bandeira com a autorização do próprio autor Pedro Bandeira. Esta montagem é considerada a primeira grande produção do grupo e envolveu também os alunos da oficina infantil. 

 

Em 2007, o grupo continua com seu trabalho em teatro escola e monta o Espetáculo “A Revolta dos Brinquedos”. Este clássico do teatro infantil brasileiro fez uma temporada no Centro Cultural Oscar Romero, nos Shoppings da região e eventos que o grupo é convidado. O espetáculo é apresentado até o presente momento.
 
Em 2008 o Grupo Cultural Cochicho na Coxia dá início a uma importante jornada de formação de plateia. No espaço do Centro Cultural Oscar Romero o Grupo iniciou o que hoje é o primeiro teatro do município de Mesquita. O espetáculo “A Revolta dos Brinquedos” foi encenado a preço popular no espaço a partir daí muitas foram as melhorias e muitos os espetáculos no espaço e um público crescente a cada apresentação. 

 

Ao longo de uma década de trabalho o grupo realizou mais de 40 produções entre espetáculos adultos, infantis, contações de histórias e teatro educativo.

 

Atualmente o grupo possui 10 integrantes e participa de Festivais, com “Guerra dos Canudos” ganhou sete indicações a prêmio no Festival Nacional de Teatro em Rio das Ostras em 2010;

 

Ainda em 2010, realiza o Projeto Caravana da Prevenção, em parceria da ONG FLD (Fundação Lusitana de Diaconia) percorrendo as escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade de Mesquita, apresentando o Espetáculo de Saúde Preventiva “Karina, A Gata Previnida” para os estudantes do EJA;

 

Em 2011, ganhou o direito de participação do Festival Novas Cenas onde produziu o Espetáculo "O Inglês Maquinista" do Autor Martins Pena, homenageado na edição daquele ano. Com mais 21 grupos de todo os Estado do Rio, o Grupo Cochicho se apresentou na Casa de Cultura Laura Alvim em novembro de 2011.

 

Recentemente o ator/diretor Renato Penco, trouxe para o Grupo Cochicho mais dois prêmios com o Esquete "Arraial", eleito o melhor no júri popular do 7º Festival Mix de Esquetes de Nova Iguaçu e 3º Melhor Esquete no V Festival Camarim das Artes em Jacarepaguá.

 

Com o espetáculo A Festa no Céu, no ano de 2015 o Grupo recebeu vinte uma indicações e cinco prêmios em três festivais, dentre eles Melhor Espetáculo Infantil no Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias.
 
Saiba mais na página da Grupo Cultural Cochicho na Coxia
 
Mais informações:
Tel: (21) 2796-4862
Site: http://www.grupocochicho.k6.com.br
Email: grupocochicho@gmail.com
Cidade: Mesquita
 
Conheça mais Coisas Boas da Baixada na nossa página.
 
#CoisasBoasDaBaixada
#CulturaDeDireitos #ComunicandoComCausa
#ComCausa #c3

 

| www.comcausa.net/coisasboasdabaixada

 

#CoisasBoasDaBaixada 
#ComCausa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload