ComCausa replaneja sua atuação

15.01.2017

Ao completar dez anos da refundação conceitual da ComCausa, enquanto instituição de direitos humano da Baixada, que atua na promoção da cultura de direitos. Membros e colaboradores se reuniram em um encontro para planejar os próximos anos da instituição.

 

O encontro – que também serviu como assembleia para escolha da nova diretoria administrativa da ComCausa - foi iniciado com a apresentação de um pequeno histórico da instituição, além da abertura para novos membros e colaboradores.   Depois foi definido um cronograma e novas frentes de atuação. Entre as decisões mais relevantes é referente ao funcionamento institucional, a reestruturação administrativa e logística, ampliação da rede de parceria e do Comunicando ComCausa.

 

Rede virtual pela cultura de direitos

Retomamos a virtual pela cultura de direitos, iniciativa ligada ao programa de comunicação e educação em direitos humanos da ComCausa. Além das redes sociais, foi apresentado o layout da nova página da ComCausa. Segundo o fundador da ComCausa, Adriano Dias, que está montando a arquitetura da página, “o principio é o mesmo que estamos fazendo com a própria instituição, revendo os meios diante dos desafios da sociedade que está em constante mudança” – e conclui – “assim como vamos mudar nossa forma de atuação enquanto organização social, temos na comunicação um poderoso instrumento que devido as novas tecnologia, se bem utilizado, pode ser o diferencial da luta dos movimentos sociais”.

 

Investimento social

A página tem previsão de investimento final da implantação de sua primeira fase, até o final de 2017, de aproximadamente 40 mil reais e está sendo viabilizada por doações pessoais e privada. Sua montagem foi terceirizada por uma agencia de comunicação que, além de técnicos especializados em mídia eletrônica, conta com designers e especialistas em uso de redes sociais. A operacionalidade dos canais será outro desfio para a ComCausa devido a velocidade de grande volume de informações, mas está previsto cursos de formação em jornalismo comunitário já para segundo semestre deste ano.

 

 Página da ComCausa em 2017

 

Portal Comunicando ComCausa

A nova página da ComCausa será a base para toda uma iniciativa no qual Adriano Dias denominou “frente de ação eletrônica”. A partir do comcausa.NET, está atrelado o portal de notícias e reflexão ‘Comunicando ComCausa’, ou ‘Portal C3’ (comcausa.NET/c3), que tem a proposta de ser interativo com movimentos e pessoas que atuam nas mesmas lutas pela cultura de direitos. Lembrando que esta iniciativa é a retomada da proposta que ganhou o Prêmio de Ponto de Mídia Livre e reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, em 2009. Na época, o Comunicando ComCausa ficou em 11ª colocação nacional em meio a mais de 400 concorrentes.

 

Alguns destes canais já estão disponíveis na internet, entretanto estão em fase de aprimoramento, “somente depois de considerarmos prontas as versões 1.0, vamos fazer os lançamentos oficiais” – afirma Adriano Dias – “Mas já estamos alimentando os bancos de dados e já utilizaremos o Portal C3 como canal de promoção e registros de atividades relevantes da ComCausa e seus parceiros”.

 

#ComCausa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload