Faleceu a militante Rosa Maria

05.01.2018

A advogada Rosa Maria Lima foi uma das grandes lutadoras e defensoras do movimento negro e social em Teresópolis. Estava internada há cerca de um mês, lutando contra um câncer e acabou não resistindo. 

 

Nossa Rosa Maria

A Advogada Rosa Maria, nasceu em Recife, Pernambuco. Fundou o Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis – MOCABTE, há 29 anos. Presidiu o Conselho das Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro – CENIERJ e o Círculo Olympio Marques - COLYMAR. Foi a primeira mulher e mulher negra a ser candidata a vice-prefeita de Teresópolis em 1988, inaugurando a participação da mulher na política em Teresópolis. Foi também candidata a Deputada Estadual em 1990 e em 1994. Foi secretária parlamentar em Brasília, no Gabinete do Deputado Junot Abi Ramia e do Deputado Doutel de Andrade. Foi coordenadora da diretoria de direitos humanos da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB).

 

Formada em direito (UCAM, 1976), tem dois anos de Letras no tronco neolatino (Unicap Recife), 17 diplomas de extensão universitária (UFPE). Foi membro do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB, compondo a Comissão Permanente de Direitos Sociais. Foi  também Secretária da Comissão dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RJ - durante três mandatos.

 

Rosa Maria deixa três filhos: Clarissa, Ana Carolina e Celso.

 

#ComCausa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload