Inscrições para o Heloneida Studart de Cultura

24.03.2018

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Diploma Heloneida Studart de Cultura que será entregue em junho deste ano. O diploma é um instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais e é promovido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Os interessados deverão se inscrever no link http://bit.ly/heloneidastudart2018 a partir desta quarta-feira (14/03) até o dia 24 de abril

.

 

Podem se inscrever pessoas físicas e instituições públicas ou privadas que atuem nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e,Teatro; além da consideração das Artes Integradas, Culturas Indígenas e Gastronomia nos termos da legislação estadual vigente.

 

A história do diploma

Criado em 2009 pela Resolução nº 874/2009, o diploma carrega o nome da escritora e também ex-deputada estadual Heloneida Studart. Ela se destacou por abordar pautas feministas na política e por suas produções literárias.

 

Nascida em Fortaleza, Heloneida veio para o Rio de Janeiro aos 16 anos e estreou como colunista no jornal O Nordeste. Na década de 1960, tornou-se presidente do Sindicato das Entidades Culturais (Senambra). Na Alerj, Studart presidiu a Casa de 1981 a 1982 e integrou comissões voltadas ao direito da mulher. Ela faleceu em dezembro de 2007, aos 75 anos.

 

Desde a criação do Diploma, diversos artistas e instituições voltados à promoção da cultura no estado já receberam a premiação, como a escritora Ana Maria Machado, a atriz Letícia Sabatela e Associação Cultural para o Desenvolvimento de Tecnologias Humanas-Instituto DAGAZ.

 

Fonte: Alerj

 

#ComCausa

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload