Marcha pela cultura em Nova Iguaçu

14.02.2019

Um grupo aproximado de 200 artistas sairá com duzentos guarda-chuvas, às ruas de Nova Iguaçu no dia 15 de fevereiro em uma marcha pela cultura. Cantando “vem pro meu guarda chuva e muda essa postura de um pobre sofredor”, a iniciativa tem intenção de valorizar a cultura local e as artes produzidas na região. Dentro de uma lógica de mercado a maioria dos artistas migram para a metrópole em busca de prestígio e visibilidade, deixando muitas das vezes de fomentar arte e cultura na sua região.

 

A cidade de Nova Iguaçu possui uma diversidade cultural ampla com vários coletivos organizados de artistas nas áreas de teatro, música, dança, audiovisual, artes plásticas e literatura. Possui um dos maiores festivais de teatro do Estado, uma Escola de teatro por onde já passaram mais de 8 mil alunos, uma casa de cultura com uma programação ativa, que comporta a biblioteca Cial Brito e o teatro Silvio Monteiro. Possui também o Sesc Nova Iguaçu e a Sala de espetáculos Amir Haddad que oferece semanalmente espetáculos a população. Ainda assim carrega o estigma de cidade dormitório e o olhar preconceituoso da ausência de boas atividades artísticas.

 

Apesar de a cidade necessitar de mais investimento público na construção de mais aparelhos culturais e fomento nas áreas artísticas, a Marcha pela cultura quer alcançar as massas populares com sua manifestação performática mostrando a todos que não é necessário sair de Nova Iguaçu em busca do sucesso, podemos ser sucesso aqui.

 

A ComCausa estará participando deste importante movimento promovido pelo grupo FAMA.

 

#ComCausa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload