Solenidade de homenagem a Mãe Beata na ALERJ

08.06.2017

Nesta quarta-feira, dia 07 de julho de 2017, aconteceu uma solenidade em homenagem a Mãe Beata na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Ela receberia a Medalha Tiradentes nesse dia, e, como já tinha sido aprovada. Entretanto, a ialorixá Mãe Beata de Iemanjá morreu no dia 27 passado, aos 86 anos.

 

Veja trechos da homenagem:

“Tem uma exigência aqui no plenário da Alerj que os deputados estejam sempre à caráter. Não necessariamente exige o caráter. Esta foto atrás, aqui no plenário, é muito representativa: um lugar de homens, brancos, poderosos, decidindo sobre a vida de todos. Hoje a maioria no plenário é mulher e negra. Hoje estamos todos à caráter e com caráter. Esta mudança é possível”, afirmou Marcelo Freixo durante a homenagem à Mãe Beata.

 

"Muitos pensam que espiritualidade é alienação, perda de senso crítico e de poder de escolha. Mas não foi essa espiritualidade que Mãe Beata me ensinou. Espiritualidade é coletividade, confiança, ética, caráter. Espiritualidade é fundamentalmente luta. Nossa espiritualidade é um exercício de emancipação da ancestralidade negra", disse Gustavo Melo (egbonmi ile emiojuaro).

 

"Que esta Casa Legislativa aprenda com os povos originais e tradicionais o que é ética, valor e dignidade. Que esta Casa não permita mais que o número de 60 mil jovens mortos permaneça neste país. Que esta Casa não permita mais que as Igrejas se apossem no Estado. Que esta Casa não permita mais o crime de racismo religiosa, de homofobia e lesbofobia. Que esta Casa não permita mais o genocídio do povo negro" - Aderbal Moreira Costa, filho de Mãe Beata.

 

"Nossas comunidades de terreiros de matrizes e motrizes africanas não morrerão. Estaremos fortes e firmes aqui. Mãe Beata plantou em 4 filhos, que têm várias mães, pais, irmãos, sobrinhos e amigos para lutarem por dias melhores, por uma sociedade equânime, justa, igual e de direitos. O legado da minha mãe será eterno" - Adailton Moreira Costa, filho de Mãe Beata.

 

#ComCausa 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload