Uerj não será privatizada

09.09.2017

Por conta do plano de recuperação do Estado, foi divulgada a possibilidade de privatização da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em uma nota publicada no Jornal Extra, parlamentares do Rio manifestam sua rejeição à afirmação sobre a privatização da universidade. Segundo eles a possibilidade é “zero”.

 

"Estou desde outubro de 2016 negociando com a equipe do Tesouro, e em nenhum minuto isso foi colocado para nós. Foi feita essa sugestão, mas isso é totalmente fora de questão, ainda mais uma universidade estadual de excelência como a Uerj", disse o governador, em entrevista ao Jornal da CBN.

 

A posição se alinha com a fala do secretário, Gustavo Tutuca, que afirmou ao G1 que "ninguém mexe nas universidades. Pezão, no entanto, acrescentou que vai enviar um projeto de lei em setembro para que os estudantes de universidade, após anos estudando de graça, "retornem algo para o Estado".

 

"Precisamos fazer uma reforma estruturante em todas as universidades. Esse universitário que estuda de graça 5, 6 anos, tem que retornar alguma coisa para o estado. Na área de direito, por exemplo, por pelo menos dois anos", disse ele, citando que o Rio tem dois ministros do Supremo Tribunal Federal que passaram pela universidade.

 

De acordo com Pezão, a sugestão da privatização da universidade foi completamente rejeitada. Para o governador, as questões como a da Uerj necessitam de uma reforma estruturante do ensino e dissolução das demandas trabalhistas com os funcionários.

 

Segundo o reajuste fiscal, caso as metas do governo não sejam alcançadas, a desestatização de instituições poderia ser realizada como solução financeira para não atingir os serviços oferecidos pelas mesmas. No caso da educação pública, citando as universidades, a oferta do ensino superior poderia ser pensada. Em nenhum momento foi citado e registrado que a Universidade Estadual do Rio de Janeiro seria privatizada.

 

#ComCausa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas notícias

Please reload

Please reload